
"O governo chinês deve participar do projeto de expansão do Porto de Santos. A informação foi confirmada pela Secretaria Especial de Portos (SEP), que divulgou a assinatura de um protocolo de entendimento com o Ministério dos Transportes da China sobre cooperação bilateral na área de portos marítimos.A consolidação da parceria ocorreu durante a visita ao País da comitiva do presidente Lula, junto do ministro dos Portos, Pedro Brito. Segundo a SEP, a parceria deve estabelecer a "a troca de experiências e melhores práticas nas áreas de planejamento, construção e operação de portos marítimos" e em "políticas e de desenvolvimento portuário". Fontes do setor dão conta de que a China deve financiar US$ 6 bilhões para a implantação do projeto Barnabé Bragres - que deve duplicar a capacidade das docas santistas.A SEP confirmou que a expansão do Porto de Santos será o primeiro passo da parceria, com o objetivo de "complementar os estudos que vêm sendo desenvolvidos com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)", conforme nota.As tratativas incluem a oportunidade da China de participar do projeto do pré-sal. Empresas chinesas, por meio do Consórcio Draga Brasil, venceram recentemente a concorrência para dragar (aprofundar) os canais de portos brasileiros."
A respeito da reportagem acima:
Como você se posiciona a respeito desta nova parceria?
Você acredita que com este tipo de parceria, poderíamos reestruturar os portos brasileiros, facilitando e modernizando este modal que além de barato, tem grandes possibilidades de ampliação devido a nossa vasta costa marítima?
Primeiro: toda a ajuda é bem vinda, e na situação em que se encontra o Brasil, encontrar um país que se dispõe a financiar um projeto de bilhões é muito bom, porém tem sempre dois lados, como diz a reportagem a China está investindo no Porto mas em troca quer parceria no projeto do pré-sal, não seria uma troca de favores????
ResponderExcluirO governo brasileiro tem que tomar muito cuidado para não começar a vender ou trocar suas riquezas para outros países....
Segundo: tem que se analisar muito bem cada proposta, e se tratando da China todo o cuidado é pouco.....
Concordo com a Queli, há dois lados que devem ser analisados.
ResponderExcluirPois este investimento da China é muito bom para a expansão do porto de Santos, isto trará muitas vantagens para o Brasil, como nos deixará mais competitivos em relação a outros países.
Todavia, é necessário analisar bem, ver se realmente esta parceria será boa a longo prazo também, e ter a certeza que futuramente isto não trára problemas para o país.
Tem que analisar fria e calculadamente todos aspectos que envolvem, ver se lá no final, não vamos ficar "dependentes" da China de alguma forma.
ResponderExcluirEu acredito que com esta ajuda será possivel sim reestrutura os Portos do nosso País. A negociação entre países é sempre importante para o desenvolvimento de ambos, porém tudo deve ser muito analisado, conforme meus colegas tbm comentaram. Quem ajuda sempre tem a inteção de algo em troca.
ResponderExcluirDaiana
Interessantes esses pontos de vista. É importante considerar que sempre há várias perspectivas e devemos ter a leitura crítica dos fatos. Talvez daí surjam oportunidades para alguns em detrimentos a outros. que tipo de oportunidades poderiam surgir? Alguém se habilita a responder?
ResponderExcluir