quinta-feira, 9 de abril de 2009

Certificado de Origem Digital facilitará processo exportador brasileiro, diz Ministério


Nova ferramenta evitará fraudes e fortalecerá livre circulação de produto e eficácia da União Aduaneira do Mercosul.
Em seis meses, as empresas exportadoras brasileiras poderão contar com o Certificado de Origem Digital (COD). A nova ferramenta, apresentada nesta terça-feira (7) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, promete desburocratizar e baratear o processo exportador, além de evitar possíveis barreiras técnicas na hora do despacho das mercadorias nas Aduanas.Inicialmente, o novo procedimento será adotado pelo Brasil e Uruguai, que já possuem o arcabouço técnico para a implantação da ferramenta. A Argentina está em fase de término da informatização e o Paraguai ainda precisa se adequar.


Veja noticia completa.
Turma CN4D:
Voces acham válida essa mudança?
A matéria na íntegra mostrou que existe muita duplicidade de faturas para certificados de origem, vocês acham que isso é real mesmo?
*O grupo 1 agradece aos votos da nossa era no Blog!!!!!! Como soberanos senhores do blog agradecemos o apoio e comentários!!

4 comentários:

  1. olá Pessoal,
    Apesar de nossa empresa não utilizar CO e por isso eu não tenho nenhum contato com este documento, eu acredito que toda mudança que tenha a intenção de melhoria para o trabalho do pessoal da área de comex é bem vinda. Só em pensar que o Ministério do desenvolvimento age para desenvolver maneiras mais práticas no trâmite de imp/ exp é de grande ajuda para os profissionais da área.O fato deles estarem buscando uma nova forma para emissão do doc,nos faz pensar sim que realmente possa estar acontecendo lançamentos duplos ou algum tipo de problema referente aos certificados de origem.
    Precisamos esperar e torcer para realmente esta mudança resultar em melhorias.

    Ass: Daiana

    ResponderExcluir
  2. Os países do Mercosul estão muito atrasados quanto ao objetivo do grupo.
    Além do Certificado de Origm digital, devem adotar um sistema único de transmissão de dados on line.
    Uma espécie de Siscomex do Mercosul

    Luciano

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que toda mudança é valida desde que seja para fins de melhora, realmente a processo utilizado agora deixa margem para erros voluntários e involuntarios.

    ResponderExcluir
  4. Acho válida a mudança, ja que a intenção é modernizar, agilizar e evitar erros.
    O fato de o Ministério estar em busca de ferramentas que auxiliem e facilitem as empresas exportadoras é importantissimo. Penso que outras melhorias como esta também devem ser analisadas.

    ResponderExcluir