sexta-feira, 13 de março de 2009

Fluxo e formação de preços da exportação

Pessoal:
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Nas duas últimas aulas tratamos da formação do preço na exportação. A partir do preço do mercado interno, excluímos os custos exclusivos deste e inserimos os custos para a comercialização no exterior.
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A pergunta que deixo para vocês nesta semana é:
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Existem fatores intangíveis na formação do preço. Por mais que efetuemos cálculos e planilhas, há decisões que devem ser tomadas e fatos que a serem observados ao definir o preço de exportação. Citem um desses fatores e justifiquem se acharem necessário.
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Grupos "Feito" e "Piiim"! Parabéns pela atividade de ontem! Vocês se saíram muito bem e estão prontos para iniciar a documentação! Não deixem de me mandar as planilhas com os seus cálculos.


7 comentários:

  1. Um exemplo de fator intangível é o transporte rodoviário, pois está sujeito a greves, ao aumento do combustível e das condições da estrada. Podemos ter diárias extras e até mesmo um aumento do frete. O atraso, se ocorrer, irá possivelmente alterar o valor da armazenagem.

    Outro exemplo é alteração do valor de produção.
    Dependendo da mercadoria, se possui artigos importados, está sujeita a variações cambiais, outras mercadorias (plantio) podem sofrer com as mudanças climáticas ou variações dos valores dos insumos também alteram o preço.

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  2. Olá, Kênia.

    Os fatores que mencionaste são, realmente muito importantes e fazem parte das despesas de difícil alocação no preço.

    Questiono a todos: Ao ingressar num mercado, podemos optar por margens diferentes de lucro que vão alterar o preço, resultando em maior ou menor competitividade. Que interesses a empresa pode estar pretendendo ao agir assim?

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  3. Acho que um interesse de exportar muito e em grandes quantidades, firmar uma parceria mesmo! Talvez assim diminuamos o preço e assim tentamos entrar com tudo no mercado!

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  4. Bom, caso entre com uma margem de lucro pequena, concerteza essa empresa busca dominar esse mercado, eliminando qualquer outra concorrência. Posteriormente poderá aumentar o preço do seu produto, e conseguindo uma amrgem de lucro maior, sem problemas de perda de mercado.

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  5. Concordo com todos, fazendo isso a empresa pretende introduzir a marca no mercado, conquistar maior fatia de clientes, fazendo frente aos concorrentes, consolidar a marca para depois aumentar o preço, consequentemente aumentando o lucro.

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  6. Bom, o interesse em entrar no mercado com uma margem de lucro mmenor que em outros é a disputa de mercado, na minha opinião as empresas fazem isso para ganhar o mercado mas não esquecendo de estuda-lo bem para não ter supresas futuras como a recusa na hora do aumento de preço pois muitos países tomam isso como uma falta de comprometimento com o negócio.

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