quinta-feira, 30 de abril de 2009

Término do Projeto Interdicisplinar!!!!




Oie galerinha!!!!!

Post da saidera..... Bom como todos falamos na aula de terça o projeto nos ajudou muito e fez com que tirassemos nossas dúvidas. Acho que posso dizer por todos que foi muitooo bom e que gostariamos que a
cada módulo ele viesse crescendo mais, como infelizmente nós não vamos mais desfrutar mas penso que foi ótimo fzer parte do 1° teste.

Deixo pra vcs algumas fotinhos tiradas no fim da aula. Alguns não vão aparecer pois tirei bem no fim da aula =/

P.S: pra dizer a verdade tinha me esquecido das fotos então tirei na corrida mais tarde!
hehehehehehe

Não pensem vcs que não vou deixar uma perguntinha pra responder, pq quero muitooos post no BLOOOOG. \o/

1 - Gostaria que cada um falasse um pouquinho sobre o que realmente achou do projeto. Se ele facilitou no seu dia-a-dia, se conseguiram esclarecer suas duvidas....

Facil ne?! Bom era isso gente espero que todos tenham gostando....
Tchauzinhoooo.






quarta-feira, 15 de abril de 2009

Argentina discute Protencionismo.


"O empresário do setor de plásticos Héctor Méndez, que a partir de amanhã será o novo presidente da União Industrial Argentina (UIA), declarou que o país precisa aplicar mais medidas protecionistas. Neste fim de semana, Méndez sustentou que a Argentina "deve usar barreiras não-alfandegárias" (como cotas, restrições fitossanitárias, etc.) de proteção diante da crise global.

Desde o agravamento da crise mundial, no segundo semestre do ano passado, os argentinos pressionam o governo da presidente Cristina Kirchner para que adote um amplo leque de medidas contra a entrada de produtos estrangeiros, principalmente os brasileiros. "Usaremos barreiras não-alfandegárias e logo tomaremos uma posição coletiva a favor do livre-comércio. É preciso cuidado, pois é preciso conservar uma cota de mercado razoável. Se você sabe que há um desproporcional e injusto avanço (de produtos importados), é preciso colocar restrições", disse Méndez ao jornal Página 12."

LEIA NA INTEGRA

Deixamos essas duas perguntinhas pra vocês!!!

1- Vocês acham que isso afeta muito nas nossas exportações? Quais as consequências?
2- Deveriamos retaliar as barreiras da Argentina?


quinta-feira, 9 de abril de 2009

Certificado de Origem Digital facilitará processo exportador brasileiro, diz Ministério


Nova ferramenta evitará fraudes e fortalecerá livre circulação de produto e eficácia da União Aduaneira do Mercosul.
Em seis meses, as empresas exportadoras brasileiras poderão contar com o Certificado de Origem Digital (COD). A nova ferramenta, apresentada nesta terça-feira (7) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, promete desburocratizar e baratear o processo exportador, além de evitar possíveis barreiras técnicas na hora do despacho das mercadorias nas Aduanas.Inicialmente, o novo procedimento será adotado pelo Brasil e Uruguai, que já possuem o arcabouço técnico para a implantação da ferramenta. A Argentina está em fase de término da informatização e o Paraguai ainda precisa se adequar.


Veja noticia completa.
Turma CN4D:
Voces acham válida essa mudança?
A matéria na íntegra mostrou que existe muita duplicidade de faturas para certificados de origem, vocês acham que isso é real mesmo?
*O grupo 1 agradece aos votos da nossa era no Blog!!!!!! Como soberanos senhores do blog agradecemos o apoio e comentários!!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Documentos de Exportação


"No comércio internacional, os documentos desempenham importante função. Uma negociação internacional formaliza-se por meio de um contrato, que não precisa ter uma forma preestabelecida, podendo ser uma carta ou um fax onde se definam as condições da operação. Para facilitar o intercâmbio comercial, alguns documentos são padronizados, embora haja diferenciações de modelos conforme o país importador, mas o importante é que haja clareza nas condições da negociação."


Veja na íntegra.


Visto nossa aula estar bem atrelada a documentação, desde a formação do preço de exportação até a confecção de docs necessários, lanço um desafio para a turma!!!

Sabemos que a internet é uma das ferramentas, que se bem utilizadas, podem ser de grande ajuda!

Muito ligado ao nosso dia-a-dia e a nossa aula, muitos sites ensinam a confecção desses documentos, que estamos aprendendo e fazendo em aula!


Pergunta: A empresa deve fazer os documentos ou passar esse serviço a um despachante?


Desafio: Proponho que cada um deixe um linck de algum site interessante que aborde esse tema, para assim termos uma pesquisa completa elaborada por toda turma!!!